Após recesso parlamentar a Câmara Municipal de Guabiruba retornou com as sessões ordinárias nesta terça-feira, 4. Os encontros que continuam sendo realizados remotamente voltaram também com transmissão pela WebTV da casa, para acompanhamento da comunidade e imprensa regional.
A sessão foi presidida pela vereadora Rosita Kohler (PP), contando com as presenças dos demais oito parlamentares. Os principais temas debatidos foram a pandemia do coronavírus, obras importantes em andamento na cidade, falta de água e felicitações à Brusque, pela agem dos 160 anos de fundação.
O vereador Vilmar Gums (MDB) discorreu sobre a reclamação da comunidade com relação a constante falta de água no município, ele solicitou uma ação imediata da empresa que istra o serviço. Segundo o parlamentar, o bairro Aymoré é o local que ele mais recebeu reclamações. O vereador também agradeceu a melhoria da iluminação pública na rua Santa Catarina.
Por fim, Vilmar Gums criticou a ação da Polícia Militar (PM) durante uma abordagem a pessoas que estão realizando uma festa. Segundo o vereador não há justificativa para a violência empregada na ação.
Waldemiro Dalbosco (PP) prestou sua homenagem a cidade/mãe Brusque pela agem dos 160 anos e discorreu sobre obras importantes no bairro Lageado Alto, como alargamento de vias, melhorias na mobilidade que deverão ajudar muito no trânsito de turistas no futuro, quando a pandemia ar.
Cristiano Kormann (PP) destacou encontro envolvendo prefeito, vice-prefeito e representantes da Guabiruba Saneamento para tratar sobre a falta constante de água no município. Segundo o parlamentar, foi informado que um trabalho de geofonamento está sendo realizado pelos técnicos da empresa, na tentativa de descobrir uma fralde no sistema ou um grande vazamento que está impossibilitando o enchimento noturno do reservatório do sistema de abastecimento.
O vereador também destacou o bom andamento das obras na cidade informado que realizou visitas em obras na localidade Holstein (pavimentação e obras da escola) São Pedro (pavimentação da rua Alsácia e rua Antônio Fischer, Lageado Baixa (obras de pavimentações) e Lageado Alto (Alargamento de vias e corte de vegetação que causava queda de energia ao tocar nos fios da rede pública).
O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) destacou temas relacionados a pandemia do coronavírus inicialmente deixando sua solidariedade à família do senhor Ingo Kohler e demais famílias que tiveram seus entes queridos atingidos pela covid-19. Ele também deixou claro que nenhum esforço tem deixado de ser feito pelos profissionais da área de saúde do município e também do Hospital Azambuja, que estão muito empenhados na luta contra a doença.
Eilert comentou também entrevista da senhora Márcia Cansian, Coordenadora de Governança Regional do Médio Vale do Itajaí, que tratou sobre a situação regional da pandemia, destacando que se houvesse um nível acima de gravíssimo a região estaria nesse nível. Também preocupa, segundo o vereador, a lotação de 105% das UTIs, afastamento de profissionais da saúde e falta de insumos.
Sobre a falta de água no município, o petista incentivou a denúncia a canais legais como SAC da Guabiruba Saneamento e também a ouvidoria da AGIR.
Haliton Kormann (MDB), sobre a falta de água, informou que a população já está pensando em recorrer ao Ministério Público. Ele reforçou suas indicações solicitando o patrolamento e areiamento do final da rua Lorena, bairro Lorena. Outrossim, solicitou à istração municipal, por meio da Secretaria de Obras, o patrolamento e areiamento da rua João Caetano.
Também discorreu sobre os critérios da istração municipal para pagar gratificações para os funcionários que trabalham no combate a pandemia do coronavírus. “Se for só para quem trabalho no Centro de Triagem sou contra, afirmou o parlamentar”.
Harri Westarb Neto (Podemos) voltou a pedir melhorias na rua Soni Baumgartner. Ele informou que foi feita uma obra de aterramento que acabou deixando lama e água para as margens da via. Harri parabenizou a cidade de Brusque pelos 160 anos de fundação, comemorados no dia 04 de agosto. Por fim, comentou a situação envolvendo a força policial excessiva, que viralizou através das redes sociais.
O vereador Jaime Luiz Nuss (MDB) além de voltar a afirmar que não deve se economizar recursos financeiros para o tratamento e prevenção da covid-19, também solicitou que o município realize mais testes rápidos na população, além de outros métodos possíveis. Sugeriu que trabalhadores afastados em quarentena, também façam o teste antes do retorno ao trabalho.
O líder da oposição também sugeriu ao setor de comunicação da prefeitura para que inclua em seu relatório diário sobre a covid-19 a informação sobre o número de casos em cada bairro e por fim, deixou suas felicitações para Brusque, que completou 160 anos.
Paulo Ricardo Gums (PP) agradeceu à Secretaria de Obras por ter atendido seus pedidos e ter realizado o melhoramento de vias secundárias no Sternathal, obras que são pequenas, mas, fazem uma grande diferencia para os moradores. Comentou sobre o início das obras na rua Guabiruba Sul, com o processo inicial de drenagem e após a conclusão com pavimentação e reurbanização da via, além de parabenizar Brusque pelos 160 anos de fundação.
A vereadora Rosita Kohler informou sobre conversa que teve com o secretário de Educação, professor Fred Nagel, sobre o tema volta as aulas presenciais. Segundo a parlamentar, o prazo inicial para retorno seria setembro, mas, em decorrência da expansão da pandemia do coronavírus, isso não será possível. Os principais problemas são 20% dos profissionais da educação que são do grupo de risco, aglomeração no transporte escolar, além da dificuldade em separar grandes turmas de alunos nas salas de aulas.
A vereadora também destacou a continuidade das aulas remotas com a participação de boa parte dos pais, mas segundo informações, é perceptível um cansaço no processo. Ela também destacou que uma pesquisa entre os pais apontou que 70,2% deles não estão seguros em deixar seus filhos voltarem as escolas.
Por fim, a vereadores destacou o retorno das sessões remotas após o recesso parlamentar, destacando também o reinicio das transmissões através da WebTV.