@siomaramarquetti
Título complexo, mas a ideia hoje é convidar você a refletir, e, para isso, inicio com algumas perguntas: você acredita que as suas atividades estão realmente focadas no que é importante? Você, de verdade, tem executado ações que te fazem chegar aos seus objetivos? Aliás, você tem objetivos bem definidos? Sabe onde quer estar ou chegar daqui a cinco anos, por exemplo?
Atendo muitos novos empreendedores que dizem que optaram pelo negócio próprio para ter mais tempo para família e para si mesmo, ou seja, melhorar a qualidade de vida. No entanto, ado algum tempo, essa mesma pessoa está trabalhando 10 ou 12 horas por dia, não tem tempo para nada, reclama do faturamento e seus relacionamentos estão seriamente comprometidos.
Um dos motivos de tudo isso estar acontecendo é por causa da falta de foco e planejamento. Ora, se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Se você não tem agenda, vira agenda dos outros. E se não tem planejamento, a o dia apagando incêndio. Esse é você?
Mas não estou aqui só para apresentar os problemas, quero compartilhar algumas atitudes para reverter essa situação:
- Defina suas metas e objetivos. Onde você quer chegar?
- Defina suas prioridades. Quais tarefas te fazem chegar lá?
- Tenha agenda e faça planos, isso te ajuda a parar de apagar incêndios.
- Aprenda a delegar, você não precisa fazer tudo sozinho. Peça ajuda!
- Aprenda a dizer NÃO para tudo que te tira do foco: tarefas não essenciais, pessoas que não compartilham dos mesmos princípios, lugares que não combinam com você.
- Tenha critérios bem definidos. O que é inegociável para você?
Não tenha receio em se priorizar. Lembre-se dos motivos que te levaram até seu próprio negócio, lembre-se de que você merece um tempo com a família, com os amigos e consigo mesmo.