Por meio do Programa de Integridade de Compliance Público, servidores da Prefeitura de Guabiruba participaram de um curso na manhã desta sexta-feira, 7. As atividades foram realizadas no salão nobre e foram promovidas pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) em parceria com a Prefeitura.
O objetivo do programa é desenvolver mecanismos para reduzir irregularidades principalmente através da prevenção, além de dar ainda mais transparência à istração pública.
O termo “compliance” vem do inglês e, numa tradução livre, pode ser compreendido como o cumprimento de um conjunto de regras que tornaria possível detectar e prevenir desvios ou inconformidades seja numa empresa ou na istração pública.
A equipe responsável pelo treinamento é composta por José Rafael Corrêa, diretor executivo da AMMVI, Sabrina Furlani, controladora interna da associação, e as diretoras do Instituto Governo Aberto Laila Bellix e Vanessa Menegeti.
Entre as dinâmicas, os servidores presentes foram estimulados a debater sobre os pontos fortes, as fragilidades e os riscos do conjunto de regras a serem cumpridas com o fim de aperfeiçoar a istração pública. A ideia é que, ao final, os presentes tenham formulado um diagnóstico dos riscos e assim tenham mais clareza de onde é necessário agir.
O programa deverá percorrer todos os municípios integrantes da AMMVI. Guabiruba é a terceira cidade a receber o treinamento, depois de Blumenau e Pomerode.