Um exame feito por um laboratório privado diagnosticou o primeiro caso de coronavírus de um morador de Brusque. A Vigilância em Saúde tomou conhecimento da ocorrência na tarde desta sexta-feira (27).
As primeiras investigações apontam que o primeiro caso confirmado é de um médico de 40 anos que trabalha em Blumenau e teria tido contato com outro infectado. Até então, não há suspeita que tenha havido contágio comunitário no município.
Sobre o paciente, o mesmo encontra-se em isolamento domiciliar, a bem e não precisou de internação.
Segundo o ultimo Boletim Epidemiológico da prefeitura, divulgado nesta sexta-feira, Brusque tem 11 casos que aguardam resultados e outros 455 moradores monitorados em domicílio.
Guabiruba permanece com 22 casos sendo monitorados.
Médico é vice-presidente da Unimed
A Unimed Brusque divulgou que o caso confirmado é do médico cirurgião torácico e diretor vice-presidente da cooperativa, Eduardo dos Santos Ballester, 40 anos.
O médico teve febre no dia 16 de março e desde aquela data, iniciou seu isolamento imediatamente. Na oportunidade, Ballester notificou a Vigilância Sanitária do município, como sendo um caso suspeito. Uma equipe da Vigilância chegou a fazer a coleta do exame em sua residência. Paralelo a isso, o médico decidiu realizar o exame em um laboratório privado e nesta sexta-feira recebeu o resultado positivo para Covid-19.
Desta forma, Ballester permanece em isolamento, seguindo todas as orientações e protocolos de tratamento. “Em breve estarei no front lutando contra essa pandemia, atuando em doentes críticos que são minha especialidade. Mantenham-se em casa. Isolem-se ao menor sintoma e procurem atendimento quando dúvidas quanto à gravidade. Gostaria que as autoridades tratassem a saúde da população com maior interesse, seguindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de testar todo e qualquer caso suspeito. Juntos vamos vencer o Coronavírus”, comenta Dr. Ballester.