A Câmara guabirubense recebeu na noite de terça-feira (3), a visita de cerca de 70 alunos da escola João Boos que participam do projeto Conscientização e Educação Política, do idealizador e professor da disciplina de Filosofia, Ademir Dietrich.
De acordo com o professor, que leciona para 20 turmas dos primeiros, segundos e terceiros anos, o projeto existe desde 2004, mas ficou dois anos parado por conta da pandemia de Covid-19. O professor contou que procura desvincular o relacionamento entre política e corrupção tão presente nas mídias com os temas de Filosofia e promover o senso crítico dos estudantes.
Para o docente, o principal objetivo é estimular os alunos ao exercício da cidadania. “Quem sabe a mudança do nosso país, que tanto nós queremos, seja com os jovens?”, frisou.
Estiveram presentes três turmas com os professores Sara Laine Montibeller de Melo, da disciplina de História, Maria Aparecida Voss Petroski, que leciona Língua Inglesa, e Bruno Freitas, de Biologia.
Foi a primeira vez que Maria Eduarda Becher (16), esteve no plenário do Legislativo guabirubense. “Foi interessante assistir a sessão da Câmara para ver como realmente funciona e saber o que acontece na nossa cidade”, comentou ela, que este ano vai exercer o direito ao voto também pela primeira vez, nas eleições de outubro.
O presidente da Casa Cristiano Kormann (Progressistas), ressalta a participação dos alunos da escola João Boos na sessão ordinária. “É muito gratificante ter o plenário cheio com a participação dos estudantes. Temos total certeza de que isso contribui muito para o crescimento deles pessoalmente e para que comecem a entender o processo político da nossa cidade. Acreditamos que o guabirubense estando a par da situação política, a nossa cidade tende a crescer”, concluiu.
Outros assuntos
O vereador Jair Francisco Kohler (Progressistas), usou seu tempo na tribuna para reforçar as indicações da semana. O parlamentar solicitou à secretaria de obras para que providencie a desobstrução da tubulação às margens da rua Paulina Kormann Belli, bairro Centro, assim como a roçada nas imediações da mesma via.
O parlamentar também solicitou para que seja verificada a estrutura do telhado da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro São Pedro, que apresenta ondulações e pode vir a causar transtornos à comunidade.
O vereador Ricardo José Schlindwein (Progressistas), comentou entre outros assuntos a campanha Maio Amarelo, de segurança no trânsito, que consiste em reduzir acidentes e mortes. “Quais são causas desses acidentes que acontecem no nosso município? Muitas vezes o álcool , o celular, a velocidade. Temos de enfrentar essa batalha, acabamos de enfrentar uma pandemia. Cada um cuidou de si e do próximo. Essa campanha vem para termos consciência de cuidarmos de nós e do próximo”, ressaltou.
Waldemiro Dalbosco (Progressistas), comentou sobre o Pacto Federativo que é a busca por uma distribuição dos impostos mais igualitária aos municípios, tema recorrente do encontro Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizado de 25 a 28 de abril. O parlamentar também falou sobre a Proposta de Emenda à Constituição 122 (PEC), que foi aprovada no Senado Federal em 2016, mas não votada na câmara dos deputados. No texto, a PEC propõe que quando o governo federal criar algum programa, deve informar a origem dos recursos.