No mês do folclore brasileiro, todas as turmas da escola Vadislau Schmitt puderam conhecer e se encantar com diversos personagens das lendas como Saci-Pererê, o Curupira, a Sereia Iara e o Boitatá, por meio de diversas atividades expositivas e interativas.
Para a aluna do pré 3 B, Marina Ferreira Evangelista, dentre as lendas, a mais legal de conhecer foi a do Saci-Pererê. Ela se empolga ao contar a técnica que aprendeu para capturá-lo. “Quando você ver um redemoinho, você tem que jogar uma peneira no redemoinho depois tirar a touca dele e colocar ele dentro de uma garrafa. Aí fecha com uma tampa de cruz e ele não consegue escapar”, conta.
A diretora Tânia Schaefer comenta que os alunos puderam compreender o folclore como fonte de cultura e tradição de um povo, além de estudar como as tradições populares são readas entre as gerações. “O objetivo deste projeto foi possibilitar para as crianças o conhecimento das lendas, cantigas, brincadeiras, festas, comidas típicas, danças, entre outros. Assim como estimular o gosto pela cultura popular e valorizar a diversidade das regiões brasileiras”, completa.